Quadrado #1 (Quarta Série)
Depois de três séries de edições inovadoras de qualidade na divulgação e análise de banda desenhada, seguidas de 13 anos de hiato, a revista Quadrado regressa com o primeiro número da sua quarta série. Impressa na totalidade em Riso em cores variadas, a revista surge num novo formato, experimental, fragmentada em cadernos e folhas soltas. Na linha dos números anteriores, a revista é composta por banda desenhada original, textos e entrevistas. As histórias imbuem a publicação num tom melancólico, ora atravessando de maneira subtil e desconstruida o desejo de fuga e reinvenção, ora na consequência da identidade questionada numa intrusão inesperada, ou na contemplação que se instala no distanciamento involuntário entre amantes. Este número conta com contribuições de Amanda Baeza, André Pereira, Hetamoé, Marco Mendes, Sofia Neto, João Sobral, Francisco Sousa Lobo, Marcos Farrajota, Júlio Moreira e Igor Hofbauer.
(Vai estar disponível apenas para pré-encomenda.)
PhosPrint
O PhosPrint é um projecto de edição destinado a publicar livros de fotografia a preto & branco, impressos em Riso, com algumas incursões pela cor em Xerox digital. Para além de fotografias, as edições PhosPrint, podem ainda conviver com textos poéticos e literários, bem como com outras experiências gráficas autorais que com as imagens fotográficas possam relacionar-se. Propomos uma experiência imagética diversificada mas com um design coerente e cuidado. Com este projecto será lançado o primeiro livro de autor da colecção 90LPI, da autora Helena Granjo e o livro Sakura de Mário Venda Nova.
Edições 3|3
Da ideia, ao processo, à concretização do livro, 3|3 é um projecto de edições de autor, de livros de artista, de fanzines em vias de distinção, que funciona como um estímulo à publicação independente e do que possam ser improváveis edições. No encontro de técnicas manuais e de práticas artesanais, associadas ao fazer artístico de um livro, com técnicas de composição e impressão digital, cada publicação é um diálogo a três – o editor, o autor e o público, resultando em edições limitadas, numeradas e assinadas.
Nesta sua primeira apresentação as edições 3|3 trazem dois livros Cor de burro quando fica, de Marta Ramos e Encyclopaedia Fantástica: Cornualha, ilustrações de Tânia A. Cardoso e histórias de Joana Varanda.
Violência Electro-Doméstica
Em “Violência Electro-Doméstica” o nosso cinzento protagonista chega à sua casa como em tantos outros dias: sozinho e infeliz. Mas nos preparativos banais das suas rotinas diárias, uma sucessão de acontecimentos bizarros deixam no ar a sensação estranha de outra vida naquela casa. É uma comédia negra sobre o sobrenatural e a loucura.
Esta série começou há 2 anos no dia 25 de Abril de 2015. Foi feita integralmente pelos autores através da técnica de gravura de linóleo. Realizaram-se 60 pranchas de BD o que equivale a 60 placas de Linóleo! A colectânea terá uma edição limitada de 70 exemplares numerados.
A colaboração para a série “Violência Electro-Doméstica” entre os autores Xavier Almeida e Bernardo Fachada — que marca a estreia de B Fachada como argumentista (usando o disfarce de Pato Bravo) – surge após o primeiro trabalho em conjunto na realização do vídeo-clip de “Pifarinho”, música do último álbum (o terceiro homónimo) de B Fachada.
Triciclo
Apresentação desta micro editora editora de zines infantis, com sede em Lisboa. É um projecto dos ilustradores Ana Braga, Inês Machado e Tiago Guerreiro. Vai estar disponível a segunda edição do primeiro número da revista Triciclo, impressa em Risografia.
(Não faltem! Dia 5 a partir das 17h00 e dia 6 das 10h00 às 22h00.)